SEMED Timbó lança de forma pioneira no país o livro Diretrizes de Avaliação da Educação Infantil
O documento servirá como base da Educação Infantil para qualquer região do país
O documento servirá como base da Educação Infantil para qualquer região do país
Na noite da última quarta-feira
(27), aconteceu o lançamento do livro “Diretrizes de Avaliação da Educação
Infantil”, de autoria das assessoras de ensino da SEMED (Secretaria Municipal
de Educação) Denise Klotz e Grazieli Staack Haubricht, integrantes do Núcleo de
Apoio Pedagógico da Educação Infantil, coordenadoras da Educação Infantil com a
colaboração de professores e educadores da Rede Municipal de Timbó.
A Educação de Timbó
se torna mais uma vez pioneira no país com o lançamento deste livro. O evento
aconteceu na sala de exposições do CIC – Centro Integrado de Cultura Ingo
Germer e contou com a presença de várias autoridades da Educação de Timbó,
Indaial e Blumenau, do vice-prefeito Guilherme Voigt Júnior e de representantes
da AMVE – Associação dos Municípios do Vale Europeu.
O Ph.D em Educação,
Valdir Nogueira, que assessorou e coordenou a produção do livro, disse durante
o lançamento que Timbó está de parabéns por elaborar um documento que servirá
como base da Educação Infantil para qualquer região do país. “Certamente será
um documento que por sua importância e conteúdo ganhará respaldo em nível
nacional”.
O secretário de
Educação do município, Alfroh Postai, disse que o livro foi referenciado,
também, pela doutora em Educação Infantil, Ângela Luciane Klein, que reside em
Málaga, na Espanha, com grande respaldo na área. “O livro é um documento que
norteará nossa rede no quesito Educação Infantil. Estamos muitos felizes em
poder produzir e deixar esse documento educacional para as futuras gerações e
que, certamente, fará parte da história da Educação de Timbó.
O livro
O livro Diretrizes de Avaliação da Educação Infantil está registrado no ISBN (Padrão Internacional de Numeração de Livro). Segundo grupo que organizou o documento ele é um ato político em defesa da Educação das Crianças que estão na Educação Infantil, pelo Sistema Municipal de Ensino.
Um ato político porque sustenta em suas bases uma
concepção de infância, de criança e de aprendizagem que valoriza cada sujeito
em sua singularidade; a mais, um ato político porque defende a crença de que,
no município de Timbó, as políticas educacionais estão voltadas a desenvolver
um projeto de Educação e, nesse contexto, um projeto de Sociedade melhor.
O livro propõe que
avaliar na Educação Infantil está associado a múltiplas exigências, entre elas
as de escuta, compreensão e mergulho aprofundado nas linguagens das crianças.
Ele será como um guia para educadores, pais e responsáveis, fornecendo orientações
claras e objetivas sobre como avaliar de maneira construtiva e propositiva cada
indivíduo, cada criança.
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